O aikido é uma arte marcial criada no Japão pelo mestre Morihei Ueshiba (1883-1969). Esta arte foi desenvolvida e sintetizada a partir de outras artes marciais. Muitas das artes e técnicas encontradas no aikido datam de mais de 700 anos.

Alguns mestres com quem o sensei Ueshiba estudou morreram sem revelar sua arte a nenhum outro discípulo.  Algumas artes dos estudos do mestre Ueshiba: - jiu-jitsu – escola Kito, com o mestre Tokusaburo Tojawa (1901); esgrima – escola Yagyu, com o mestre Masakatsu Nakai (1903);

 jiu-jitsu – escola Daito, com o mestre Sakaku Takeda (1911-1916); jiu-jitsu – escola Shinkage (1922); luta com lança (1924), entre outras.

O termo aikido é composto por três caracteres: AI (harmonia), KI (energia) e DO (caminho).

Ao praticar as técnicas de aikido, Morihei Ueshiba acreditava que os aikidoistas não precisariam derrotar uns aos outros para provarem ser melhores ou mais fortes do que quem quer que fosse. A idéia é executar as técnicas com eficiência e determinação, sem a intenção de derrotar ou subjugar ninguém. A prática deveria ser conduzida com o sentimento de colaboração e troca de energias positivas, num ambiente agradável.

Os biógrafos do fundador do aikido contam que, depois de assistir a uma demonstração comandada por Morihei Ueshiba, o criador do judô (mestre Jigoro Kano) declarou que aquele era o seu ideal de Budo – caminho do guerreiro e essência da Arte Marcial. E mandou alguns de seus discípulos mais graduados treinarem com Morihei Ueshiba.